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Segmentos de Atuação

Industria

As indústrias são locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo. Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.
São principais vantagens do segmento:
• Geração de emprego, melhorando a vida da população;
• Crescimento da economia como um todo;
• Aumento do consumo interno;
• Desenvolvimento tecnológico.
Existe 3 principais tipos de indústria, são elas:
• Industria de bens de produção: é composta pelas empresas que atuam na produção de recursos, bens e matérias-primas que serão utilizadas pelas demais indústrias.
• Industria de bens de capital: produzem equipamentos, máquinas e ferramentas para as demais indústrias.
• Industria de bens de consumo: é composta pelas organizações que transformam a matéria-prima no produto final.

Transporte

O setor de atividade de transporte, serviços auxiliares ao transporte e correios representam segundo o IBGE representam a maior parcela da receita liquida dentre todas as atividades de prestação de serviços.
As empresas do setor de transporte estão intrinsecamente integradas as cadeias de produção e distribuição de bens, atuando diretamente no escoamento da produção industrial, mineral e agrícola para o mercado interno e externo.
O setor de transportes dividido basicamente nas seguintes modalidades:
• Transporte de Cargas
• Armazenamento
• Aéreo
• Aquaviário
• Ferroviário
• Metroviário
• Passageiros

Esporte

As entidades esportivas, clubes e associações são as unidades básicas do esporte nacional. São diretamente responsáveis pelo ensino e prática das modalidades esportivas.
Essas entidades normalmente apresentam a seguinte composição:
Assembleia Geral – é o órgão máximo da associação, sendo composto pelos associados;
Conselho Deliberativo – é o órgão consultivo e legislativo, em alguns casos é eleito pela Assembleia Geral, alguns membros são eleitos, outros são natos;
Conselho Fiscal – é um órgão de controle interno da associação, eleito pela Assembleia Geral, é responsável por fiscalizar as contas e a gestão da entidade.
Diretoria – é o órgão administrativo e executivo, normalmente seus membros são determinados pelo presidente, mas podem ser eleitos ou determinados pelo Conselho Deliberativo ou referendado por ele;
Presidência – é o cargo mais alto da entidade. Pode ser eleito pelo Conselho Deliberativo ou pelos associados, dependendo do estatuto da organização.

Hotelaria e Lazer

A Hotelaria é responsável por oferecer hospitalidade a turistas e viajantes com serviços básicos e necessários de hospedagem, seja em viagem a lazer ou negócios. Entre os estabelecimentos que compõe o setor hoteleiros estão hotéis tradicionais, pousadas, chalés, entre outros estabelecimentos com os mesmos princípios.

Atacado e Comercio Varejista

O setor atacadista é aquele que se responsabiliza pela compra e venda de produtos em grandes quantidades, geralmente para revenda, a compra de produtos por atacado sai a preços mais baixos, pois a compra é feita diretamente dos fabricantes e em grandes quantidades.
O comércio varejista é o que conhecemos como comércio popular, em que a maioria dos clientes faz as suas compras em pequenas quantidades, os produtos são vendidos diretamente o seu consumidor final, e não em grandes quantidades, como fazem os atacadistas ou distribuidores.

Saúde / Saneamento

Saneamento básico é um conjunto de serviços tais como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais fundamentais para o desenvolvimento socioeconômicas de uma região. O saneamento básico é um direito garantido pela Constituição Federal e instituído pela Lei nº. 11.445/2007.
O saneamento básico contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. A modernização e ampliação do sistema de saneamento básico beneficia, em qualquer lugar do mundo, a sociedade como um todo: as empresas, o país, as cidades e o desenvolvimento social e econômico.

Empresas Familiares

Empresas familiares são esmagadora maioria dos negócios na economia mundial, esse tipo de negócio possuí características únicas no ponto de vista de representatividade nos investimentos e em relação a administração e gestão dos negócios.
Negócios familiares podem ser divididos basicamente em 2 grupos:
• Empresas de controle familiar
A família exerce o controle dos negócios por meio da maioria das ações ou cotas do capital social, e não necessariamente participa ativamente da gestão e operação dos negócios.
• Empresas familiar tradicional
Esse tipo de empresa é o mais frequente dentre os negócios familiares, onde os entes da família detém o controle por meio de maioria das cotas ou ações que compõem o capital social, e exerce ativamente atividades de administração e gestão dos negócios.

Imobiliario, Construção / Real State

O mercado imobiliário trata-se do setor da economia que abrange as negociações de imóveis, bem como os terrenos e/ou as áreas construídas sobre eles. No momento em que se vende, compra ou aluga um desses bens, está participando de um negócio no mercado imobiliário, seja uma casa, um apartamento ou um pavilhão comercial, independente da finalidade dessa transição.

Terceiro Setor e Associações

Terceiro Setor é o conjunto de pessoas jurídicas de interesse social sem fins lucrativos, dotadas de autonomia e administração própria, com objetivo principal a atuação voluntária junto à sociedade civil buscando o seu aperfeiçoamento.
Associação de classe é uma instituição civil que surge da união de pessoas ou empresas, sem o intuito de fins lucrativos e assim sendo, não sujeita a falência. Uma de suas características é a gratuidade de cargos eletivos e a liberdade, prevista por lei, de representar juridicamente, bem como administrativa e política, seus associados.

Mineração / Energia / Recursos naturais / Agronegócio

A mineração corresponde à uma atividade econômica e industrial que consiste na pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios presentes no subsolo. Essa atividade é uma das grandes responsáveis pela atual configuração da sociedade em que vivemos, visto que diversos produtos e recursos utilizados por nós são provenientes dessa atividade, como computadores, cosméticos, estradas, estruturas metálicas, entre outros.
O setor elétrico brasileiro atual é dividido em 3 grandes grupos: Geração, Transmissão e Distribuição. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é responsável por regular o sistema como um todo dentro de suas competências legais.
O agronegócio se refere a todas as atividades econômicas relacionadas ao comércio de produtos agrícolas. Dessa forma, integram a cadeia do agronegócio os mais variados perfis, incluindo:
• Empresas agrícolas
• Pecuária
• Fabricantes de defensivos agrícolas (como fertilizantes e herbicidas)
• Desenvolvedoras de sementes para plantio
• Fabricantes de máquinas e equipamentos rurais
• Produtoras de rações
• Frigoríficos
• Empresas de laticínios
• Fabricantes de sucos
• Moinhos
• Armazéns e silos
• Atacadistas
• Distribuidores
• Exportadores.
O agronegócio passa por 3 níveis, são eles:
• No primeiro deles, estão os produtores rurais, seja de micro, pequeno, médio ou grande porte
• No segundo, todos aqueles que fornecem insumos, como máquinas, equipamentos, sementes e defensivos
• No terceiro, está a cadeia de distribuição, que é responsável por levar os produtos até a mesa do consumidor, incluindo empresas distribuidoras, atacadistas e supermercados.

Start-ups / Tecnologia / Mídia e Telecomunicações

Startups é um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro. Além disso, "startup" sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento. Startup também considerada por uma empresa inovadora com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores.
A mídia pode ser definida como o veículo, espaço ou canal onde uma mensagem é transmitida. O conteúdo apresentado parte do emissor em direção ao interlocutor e tem o objetivo de estabelecer certo nível de comunicação.
São principais tipos de mídias:
• Offline
• Digital
• Externa
• Orgânica
• Paga